Instalação de sinalização de incêndio e de proteção
Os sinais de segurança desempenham um papel essencial, ajudando-nos a encontrar nossa saída em caso de emergência, se devemos usar algo, proibindo-nos de fazer algo, ou simplesmente indicando que há um extintor de incêndio ou botão de alarme, entre outras coisas.
Os sinais podem ser classificados da seguinte forma:
Sinais de incêndio
Também conhecidos como Sinais de Extinção, estes indicam que podemos encontrar elementos úteis em caso de incêndio, tais como extintores de incêndio.
Algumas delas são:
- Sinais extintores
- Sinais de Botão de Alarme
- Sinais de Sirene de Alarme de Incêndio
- Sinais de Bocas de Incêndio Equipadas
Sinais de emergência e de evacuação
Os sinais de evacuação e extinção diferem dos sinais de perigo, de uso obrigatório e de proibição, pois existem duas classes: os sinais de segurança Classe A e Classe B.
Sinais de evacuação e extinção de classe A são necessários nos locais onde não há luz natural ou em locais de concorrência pública, como hospitais, centros comerciais, estádios de futebol, etc.
Os sinais de evacuação e extinção de classe B são necessários em outros lugares onde há luz natural ou onde há menos pessoas, por exemplo, em lojas, armazéns, escritórios, prédios, etc.
Sinais de perigo
- Sinal de perigo elétrico
- Sinal de perigo de incêndio
- Sinal de Perigo de Queda
Sinais obrigatórios
Sinais obrigatórios são usados para reforçar as medidas de proteção para o pessoal. Com estes sinais, a pessoa é lembrada que deve utilizar o equipamento apropriado para a atividade a ser realizada. As mais comumente utilizadas são:
- Uso Obrigatório do Sinal de Luvas
- Sinal Uso obrigatório de óculos de proteção
- Uso Obrigatório do Sinal de Roupa Protetora
Sinais de Proibição
Os sinais de proibição são usados para prevenir a ocorrência de ações perigosas, seja como resultado da atividade de trabalho ou para indicar riscos de evacuação, sendo os mais comumente usados:
- Nenhum sinal de fumaça
- Sem sinal de uso do elevador