Detecção de incêndio e instalação de alarme
Para combater um incêndio, a prevenção é sem dúvida a melhor coisa, mas quando um incêndio começa você deve ter um bom sistema de detecção de incêndio para que possa agir antes que o incêndio se torne incontrolável.
Os alarmes ajudam nesta tarefa e são extremamente importantes para uma ação correta.
Sistema de detecção de incêndio
Os chamados alarmes de incêndio são sistemas de combate a incêndios compostos por elementos capazes de detectar o fogo sem intervenção humana, emitindo um sinal que aciona o alarme para que os ocupantes do local tenham tempo de evacuar e assim evitar ferimentos pessoais.
Um sistema básico consistirá dos seguintes elementos:
- Centro de detecção de incêndio: Este é o painel eletrônico que se conecta com os diferentes elementos do sistema.
- Detector de incêndio: Este é o elemento que detecta a fumaça ou um aumento de temperatura, ativando-se e notificando a central de alarme.
- Botão de alarme manual: Este é um botão manual que é colocado em locais acessíveis para que, em caso de incêndio, possa ser ativado e avisar do incêndio.
- Sirene: Este é o elemento audível e/ou visual que indica a ocorrência de um incêndio.
Sistemas convencionais: Estes são mais simples e mais baratos. Adequado para espaços abertos, sem compartimentação (garagens, armazéns em open-plan).
Sistemas analógicos: Os elementos estão relacionados ao painel de controle para que este possa saber qual elemento deu o alarme, data, status dos elementos, etc. Eles também permitem a configuração de diferentes módulos de ativação para se conectar com outros sistemas (extinção, evacuação, etc.). Fundamental em hotéis, edifícios de escritórios, escolas e em geral qualquer construção na qual é crucial conhecer o ponto exato onde o incêndio começa para agir rapidamente.