Retimbrado de extintores de incêndio
O retimbrado de extintores é uma operação na qual a casca do extintor é submetida a um teste de pressão maior que o habitual, sendo na Espanha de 23bar, neste teste hidráulico é verificada a estanqueidade do casco. Ele também verifica que não há vazamentos ou deformações, garantindo assim o correto funcionamento do dispositivo por mais 5 anos. No caso de retimbrado de extintores de co2, a pressão de teste é de 250bar, sendo este um teste de alta pressão que deve ser sempre realizado em uma oficina e sob rigorosas medidas de segurança. Se o teste de pressão ou retimbrado for desfavorável, procedemos à reciclagem do extintor, em Profuego temos um armazém de separação e reciclagem.
Retimbrado de extintores de pó
No vídeo anterior mostramos como fazemos o retimbrado de um extintor em nossas instalações do Grupo Profuego, como resumo, estes são os passos a seguir:
- Despressurizar o extintor, que normalmente tem 15 kg de pressão.
- Descompacte a válvula de gatilho por meio de uma máquina automática.
- Esvaziar o extintor por meio de uma tremonha.
- Encher com água.
- Conectar ao equipamento de teste de pressão
- Ativar a máquina de teste de pressão e mantê-la para verificar se há vazamentos.
- Secar a casca do extintor e recarregar o agente extintor.
- Apertar a válvula e pressurizá-la novamente
- Marque a data de re-flassificação e anote-a no registro.
Se você precisar se aposentar ou testar seus extintores, não hesite em nos contatar em info@profuego.es e uma de nossas 30 filiais o ajudará. Agora você também pode ter este serviço em Portugal.
Abaixo mostramos um vídeo ilustrativo das operações de retimbrado de um extintor de incêndio.