Sistemas de combate a incêndios

Os sistemas de combate a incêndios não são apenas determinados por aqueles que permitem que um incêndio seja extinto, existem também sistemas que avisam que um incêndio se originou e, portanto, alertam antes que o incêndio seja pior.

Por este motivo, gostaríamos de listar os sistemas de combate a incêndios com os quais o Grupo Profuego trabalha.

Extintores de incêndio

Ousamos dizer que todos sabem o que é um extintor de incêndio, estes extintores são catalogados de acordo com o tipo de incêndio que podem combater e seu agente extintor pode ser espuma, co2, pó ou até mesmo água, embora este seja mais descontinuado.

O extintor mais universal é o extintor de pó ABC, pois pode combater os incêndios mais comuns em empresas, casas, escritórios, etc.

Bocas de incêndio equipadas (EIB)

É um sistema que você terá visto em muitos lugares, centros comerciais, hospitais, etc. Os BIEs são sistemas de proteção contra incêndio que consistem em:

Gabinete em chapa de aço de 1 mm na cor vermelha RAL-3000.

  • Ventilação lateral
  • Furos de âncora
  • Petroquel de entrada de água
  • Porta de aço inoxidável
  • Bobina de chapa de aço

 

Saída adicional de 45 diâmetros com válvula de sede tipo BIE 45, feita de latão. Encaixe e tampa da válvula com certificação AENOR «N». Fornecimento axial feito de latão fundido. Mangueira semi-rígida. Guia ajustável para condução de mangueira. Adesivo de identificação da boca-de-incêndio, adesivo «Break in case…».

Sistema de detecção de incêndio

Os chamados alarmes de incêndio são sistemas de combate a incêndios compostos por elementos capazes de detectar o fogo sem intervenção humana, emitindo um sinal que aciona o alarme para que os ocupantes do local tenham tempo de evacuar e assim evitar danos pessoais.

Um sistema básico consistirá dos seguintes elementos:

Centro de detecção de incêndio: Este é o painel eletrônico que se conecta com os diferentes elementos do sistema.

Detector de incêndio: Este é o elemento que detecta a fumaça ou um aumento de temperatura, ativando-se e notificando a central de alarme.

Botão de alarme manual: Este é um botão manual que é colocado em locais acessíveis para que, em caso de incêndio, possa ser ativado e avisar do incêndio.

Sirene: Este é o elemento audível e/ou visual que indica a ocorrência de um incêndio.

Sistemas convencionais: Estes são mais simples e mais baratos. Adequado para espaços abertos, sem compartimentação (garagens, armazéns em open-plan).

Sistemas analógicos: Os elementos estão relacionados ao painel de controle para que este possa saber qual elemento deu o alarme, data, status dos elementos, etc. Eles também permitem a configuração de diferentes módulos de ativação para se conectar com outros sistemas (extinção, evacuação, etc.). Fundamental em hotéis, edifícios de escritórios, escolas e em geral qualquer construção na qual é crucial conhecer o ponto exato onde o incêndio começa para agir rapidamente.

Sistema de detecção de monóxido de carbono

Um sistema automático de detecção de monóxido de carbono consiste em sensores eletrônicos que detectam a presença de CO no ambiente, enviando um sinal para o centro de controle que acionará o alarme e ativará os sistemas de extração de gás, evitando assim o risco de envenenamento por inalação de monóxido de carbono.

É uma instalação altamente recomendada em garagens. Para garagens individuais, há detectores autônomos a pilhas ou a bateria. Com eles evitamos a chamada «morte doce» produzida pelo CO.

Sistemas especiais de detecção de incêndio

Além dos dispositivos comuns de detecção de incêndio, há vários tipos de detecção especial.

  • Sistemas de aspiração: Estes são altamente sensíveis, especialmente para a proteção de ativos de alto valor agregado, tais como centros de dados. Lugares de difícil acesso para a manutenção de elementos convencionais como tetos muito altos, palcos, pisos falsos e tetos.
  • Sistemas de detector linear: Especialmente adequado para armazéns com alturas inferiores a 12 metros e abertos na parte superior, economizando custos de instalação e manutenção.
  • Sistemas de rádio: Novidade tecnológica com o padrão de uso recentemente aprovado. Para instalações que são difíceis de aramear.
  • Sistemas de cabos térmicos: Adequados para túneis, dutos longos, proteção de bandejas elétricas.

Grupos de pressão

Os grupos de pressão são sistemas que fornecem água para as bocas de incêndio, existem três tipos de grupos de pressão:

  • Bomba principal + jockey.
  • Bomba a diesel + jockey.
  • Bomba principal + bomba diesel + jockey.

A água, considerada como agente extintor de incêndio, atua resfriando a fonte de combustão e é aplicada para obter o maior efeito de absorção de calor por diferentes meios, tais como aspersores, cortinas de água, colunas de hidrantes, hidrantes de incêndio, etc. Todos estes sistemas requerem água pressurizada disponível em uma rede pressurizada permanente.

Quando ocorre um incêndio é quando se requer mais água, seja pela abertura da boca-de-incêndio ou pelos aspersores do edifício, este equipamento fornece o fluxo necessário graças à bomba principal, tudo isto necessário para extinguir o incêndio e aplicado em todos os pontos necessários.

A bomba auxiliar ou bomba jockey é uma pequena bomba acionada eletricamente, que inicia e pára automaticamente e sua função é manter a rede de combate a incêndios constantemente pressurizada, compensando assim quaisquer possíveis perdas que possam ocorrer na instalação.

As bombas principais fornecem o fluxo e a pressão necessários para o sistema. Eles podem ser iniciados manualmente ou automaticamente e só podem ser parados manualmente.

Os principais tipos de bomba utilizados são Bomba horizontal com sucção axial e impulsão radial, bomba horizontal com câmara axialmente dividida e bomba submersa de eixo vertical com motor de superfície.

Depósitos de proteção contra incêndios

Depósitos superficiais

Modelo para instalação de superfície e ao ar livre; adequado para edifícios onde não é possível enterrar a instalação. Neste caso, sua construção em poliéster o torna resistente a agentes externos e climatológicos. Equipado com uma porta de acesso ao interior da câmara designada para o grupo de pressão de combate a incêndio para seu manuseio.
Da mesma forma, a câmara para armazenar água no tanque está equipada com um poço de visita na parte superior.

Armazenagem Subterrânea

Este modelo é ideal para instalação subterrânea; é projetado para instalação subterrânea nos casos em que não é possível instalá-lo acima do solo, e seu uso é ideal, pois sua construção em poliéster o torna resistente à deterioração devido às várias inclemências que existem no subsolo.
Este modelo está equipado com um orifício de inspeção na parte superior de cada uma das câmaras que compõem o tanque. Na câmara destinada ao grupo de pressão de combate ao fogo, o poço de visita é conectado a uma escada para acesso ao interior.

Sistemas de Sprinkler Automático

Estes sistemas automáticos de extinção são compostos por aspersores que são ativados quando atingem uma certa temperatura, abrindo e liberando a água para que o fogo possa ser extinto em seus estágios iniciais e impedir que toda a área se queime.

Os aspersores são distribuídos de acordo com a área de superfície e o tipo de risco a ser protegido. No caso de um incêndio em uma área, somente os aspersores nessa área serão acionados. Quando o incêndio tiver sido extinto, os aspersores abertos são substituídos por novos e o sistema está pronto para funcionar novamente.

São os melhores sistemas de proteção contra incêndio para a proteção de armazéns com alta densidade de carga de incêndio. Somente um bom desenho e uma boa execução do projeto podem garantir o funcionamento do sistema. O Grupo Profuego é um especialista nestes cálculos e tem um histórico comprovado no projeto destes sistemas.

Nossa vantagem competitiva baseia-se na tranquilidade do cliente de que sua segurança é garantida e, em muitos casos, na economia de custos para o cliente com um bom design.

Coluna seca

As colunas secas são sistemas de combate a incêndios normalmente instalados em edifícios altos e são para uso exclusivo dos bombeiros. Consiste em um tubo de elevação de 80 mm de diâmetro em aço galvanizado, que atravessa a escadaria, a partir de uma conexão na fachada.

O fontanário seco é composto por: Entrada de água na fachada (IPF-41), saída no piso (IPF-39), saída no piso com torneira isolante (IPF-40). A localização do fontanário seco deve ser a escada de pouso ou o corredor, e seu centro deve estar 90 cm acima do solo.

Bocas de incêndio

As bocas de incêndio são sistemas de combate a incêndio que se distinguem pelo fato de estarem localizadas nos pavimentos das ruas e no perímetro dos edifícios industriais. Dependendo da quantidade de água necessária, eles têm saídas de 70 mm ou 100 mm. Seu uso é restrito a bombeiros ou equipes de intervenção devidamente treinadas e qualificadas. Eles podem ser acima do solo ou subterrâneos.

Reciba su presupuesto de Mantenimiento Contra Incendios