Manutenção de extintores de incêndio
Antes de começarmos a saber sobre a manutenção de um extintor de incêndio, devemos saber o que é um extintor de incêndio.
Um extintor é um dispositivo que contém um agente extintor no seu interior e pode conter diferentes componentes para extinguir diferentes tipos de incêndios.
O extintor projeta um jato e pode ser direcionado graças a uma mangueira flexível através da qual o agente extintor sai.
Os extintores são classificados de acordo com o tipo de incêndio que podem extinguir, pois embora o fogo seja fogo, o combustível que o provoca pode ser diferente.
Saiba mais sobre os diferentes tipos de incêndios
A manutenção de extintores de incêndio é obrigatória de acordo com o Decreto Supremo Nº 44 que estabelece no Artigo 3:
A obrigação de inspeção, manutenção e recarga, se aplicável de acordo com o tipo de extintor portátil em questão, será de responsabilidade do proprietário, representante ou ocupante do imóvel onde se encontram os extintores.
No Grupo Profuego cuidamos de tudo para que ele cumpra as exigências legais estabelecidas por lei no Brasil.
Naturalmente, a inspeção de extintores de incêndio deve ser realizada por um instalador qualificado e não pode ser realizada por pessoal não treinado.
Manutenção do extintor de incêndio TODOS OS 3 MESESES
O proprietário deve verificá-lo a cada 3 meses, certificando-se de alguns pequenos detalhes que são muito simples de executar.
- Verificação de acessibilidade, sinalização, bom estado de conservação aparente.
- Inspeção ocular de seguros, selos, inscrições, etc.
- Verificar o peso e a pressão, se aplicável.
- Inspeção ocular do estado externo das partes mecânicas (bocal, válvula, mangueira, etc.).
Manutenção de extintores de incêndio TODOS OS ANOS
Esta verificação deve ser realizada pelo instalador qualificado (neste caso, o Grupo Profuego).
- Verificar o peso e a pressão, se aplicável. No caso de extintores de pó com uma garrafa de gás, o bom estado do agente extintor e o peso e aparência externa da garrafa devem ser verificados.
- Inspeção visual do estado da mangueira, bico ou lança, válvulas e peças mecânicas. Nota: Os extintores de pó portáteis com pressão permanente não precisam ser abertos durante esta inspeção anual, a menos que as verificações acima mencionadas tenham revelado anomalias que o justifiquem.
- No caso da abertura do extintor, a empresa de manutenção deve colocar no exterior do extintor um sistema indicando que a inspeção interna do extintor foi realizada. Como exemplo de um sistema que indica que a abertura e a inspeção interna do extintor foi realizada, pode ser usada uma etiqueta indelével em forma de anel, que é colocada no pescoço do cilindro antes de fechar o extintor e que não pode ser removida sem destruir ou danificar a etiqueta.
Manutenção de extintores de incêndio Retimbrado TODOS OS 5 ANOS
- A partir da data do carimbo do extintor (e três vezes), ele deverá ser carimbado novamente de acordo com o ITC-MIE-AP5 do Regulamento de Equipamento de Pressão sobre Extintores de Incêndio.
- Rejeição: Os extintores que, na opinião da empresa de manutenção, apresentarem defeitos que levem à dúvida sobre o correto funcionamento e segurança do extintor ou aqueles para os quais não existam peças originais que garantam a manutenção das condições de fabricação devem ser rejeitados.